Retentores

Tem como principal função a retenção de óleo

Retentores Industriais Retentores Automotivos Retentores Agrícolas e Construção
Retentores Nak
Os retentores têm a função principal de reter óleo, graxa e outros tipos de fluídos, que devem ser contidos no interior de uma máquina, evitando também a entrada de impurezas do meio externo.

São utilizados nos mais variados segmentos conforme normas e especificações e estão presentes no dia-a-dia de todos nós. Desde carros, Caminhões, eletrodomésticos, aviões, máquinas agrícolas industriais, motocicletas entre outros.

Os retentores de eixos radiais NAK são empregados para vedação de eixos rotativos, são utilizados nas seguintes aplicações:

Motores para vedar virabrequim e eixo de comando de válvulas;
Transmissões de veículos motores e utilitários (caixa de câmbio, diferencial, eixos, cubos de rodas);
Transmissões em equipamentos agrícolas e construção (móbil);
Redutores;
Unidades hidráulicas (bombas e motores);
Máquina de lavar roupa;
Máquinas, equipamentos e dispositivos.

Confira a tabela de Medidas

Tabela de Medidas Retentores

Como selecionar um Retentor NAK
É fundamental, na hora de selecionar um retentor, saber ponderar os parâmetros de aplicação bem com a aplicação em si.
O fluído a ser vedado;
A velocidade de rotação (m/s), que é um produto do diâmetro do eixo e o número de rotação por minuto (RPM);
A temperatura;
A pressão;
O nível de sujeira do ambiente externo.

Obs: Pode ser necessário realizar alguns testes para garantir um funcionamento seguro.


Matéria-prima para Retentor
• Borracha nitrílica NBR (NK701B)
Costuma-se usar a borracha nitrílica (NK701B) para vedar óleos minerais e graxas, se houver compatibilidade química também pode ser usada para vedar lubrificantes sintéticos.
• Borracha Viton (VN801)
Para aplicações onde requer uma maior resistência química e térmica.
• Poliuretano
Usado em meios quimicamente agressivos, contra os quais as borrachas não são resistentes, usados também em sistemas deficientes de lubrificantes ou secos.
Outros Materiais (Somente Fabricação):
SILICONE; TPV; SBR; CR; EPDM; FVMQ; CSM; AEM; HNBR; TPEE; ACM; NR; VMQ; PTFE; TPU; FKM; XNBR.

Principais tipos de Retentores NAK
TA – Vedação principal com mola, diâmetro externo de metal; com tampa e vedação auxiliar contra poeira.
SA – Vedação principal com mola, diâmetro externo de metal e com tampa.
VA – Vedação principal sem mola, diâmetro externo de metal e com tampa.
KA – Vedação principal sem mola, diâmetro externo de metal; e vedação auxiliar contra poeira.
TB – Vedação principal com mola, metal externo e vedação auxiliar contra poeira.
SB – Vedação principal com mola, e diâmetro externo de metal.
VB – Vedação principal sem mola, diâmetro externo de metal.
KB – Vedação principal sem mola, diâmetro externo de metal e com vedação auxiliar contra poeira.
TC – Vedação principal com mola, recoberto externamente com borracha e com vedação auxiliar contra poeira.
SC – Vedação principal com mola, recoberto externamente com borracha.
VC – Vedação principal sem mola, recoberto externamente de borracha.
KC – Vedação principal sem mola, diâmetro externo recoberto de borracha e com vedação auxiliar contra poeira.
TF – Similar TC, mas com reforço interno de borracha, protege melhor a carcaça metálica.
SF – Similar ao SC, mas com reforço interno de borracha, protege melhor a carcaça metálica.
VF – Similar ao VC, mas com reforço interno de borracha. Protege melhor a carcaça metálica.
KF – Similar ao KC, mas com reforço interno de borracha. Protege melhor a carcaça metálica.
TG – Vedação principal com mola, recoberto externamente com borracha, possui ranhuras na parte externa e vedação auxiliar contra poeira.
SG – Vedação principal com mola, recoberto externamente com borracha com ranhuras na parte externa.
VG – Vedação principal sem mola, recoberto externamente de borracha com ranhuras na parte externa.
KG – Vedação principal sem mola, diâmetro externo recoberto de borracha, possui ranhuras na parte externa e vedação auxiliar contra poeira.
TM – Similar ao TB, mas com reforço interno de borracha. Protege melhor a carcaça metálica.
VZ – Similar ao VB, com reforço interno de borracha, protege melhor a carcaça de borracha e possui uma fina camada de borracha cobrindo o condutor (Chamfro) do diâmetro externo melhorando a capacidade de vedação do mesmo.

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